terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eleições + Transporte + Urbanização.


Sobre a questão dos transportes nas grandes cidades, principalmente em São Paulo, acho que já vi e ouvi de tudo na grande mídia e nas bocas e cartilhas dos partidos. Um milhão de soluções. Todas temporárias. Todas a nascer já ultrapassadas pelo crescimento da população humana e automobilística. Nenhuma delas pretende destruir a idéia estapafúrdia de automóvel de passeio. Nenhuma delas pretende colocar em risco, de maneira concreta, a dinâmica que centraliza empregos e serviços nas megalópoles.
Propostas nesse sentido eu só ouvi de um punhado de estudiosos sem fama, num programa sem audiência, num horário sem sono. Os "malucos" informaram que, todos os dias, algo em torno de 3,5 milhões de habitantes cruzam São Paulo de Leste a Oeste. Todos os dias. Um Uruguai inteiro. Eu não duvido. Eu acho provável. Eu acho deplorável.
Algumas toneladas e diversos metros cúbicos de volume para transportar, por centenas de quilômetros e por horas intermináveis, alguns seres vivos de algumas dezenas de quilos, pouco volume e que, se pudessem escolher, passariam mais tempo em casa e no bairro.
O que eu proponho? Descentralização da economia (em todos os sentidos) e redefinição da idéia de bem estar, no sentido desta não mais se confundir com consumo e acúmulo de bens e serviços.