quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Bem Estar x Estar Livre?


Um carro popular ano 2003 (que já vendi para me forçar a usar o transporte coletivo), luvas e capacete de boxe, um computador, uma multifuncional, um tablet e material de arte (todos usados para trabalhar), alguns cds e livros, uma bateria já surrada e uma pilha de roupas. Fora isso, não tenho qualquer bem material de relevância. Nada que tenha qualquer valor de troca.

Em se tratando de bens culturais (e eu odeio essa expressão), só tenho mesmo algum conhecimento de Ciências Humanas e algum conhecimento artístico, os quais utilizo pra fazer algum.

Esse foi o quadro que notei na minha última declaração de imposto de renda. E a sensação que isso me deu foi, estranhamente, de liberdade. Não sei bem o que isso quer dizer de fato, mas meu bem estar não depende de quinquilharias e bugigangas, independentemente do tamanho e da modernidade.
Meu estar bem depende, sim, das idéias e sentimentos que expresso e das relações que estabeleço. Liberdade não é potência ou direito individual que, frente a outros indivíduos, deve ser limitado. Liberdade é relação em si entre indivíduos e, nesse sentido, é sempre coletiva e individual.